domingo, 5 de março de 2017

Casa do Estudante 70 anos; Sua história, lutas e legado. Um patrimônio do RN

.

Fundada em junho de 1946, a Casa do Estudante do Rio Grande do Norte - CERN, é uma instituição de apoio a estudantes do interior do estado, situada à Rua Praça Coronel Lins Caldas, em Cidade Alta, no centro de Natal. 

O prédio da Casa do Estudante foi tombada como parte do Patrimônio Arquitetônico de Natal em 1993.

]

A Casa é um patrimônio da cidade, não só pelo prédio em si. Trata-se de uma instituição popular, ligada ao movimento estudantil. O prédio que abriga a CERN é da segunda metade do século 19.

Em 23 de novembro de 1935, quando ainda era sede do Batalhão de Segurança, o prédio da Casa do Estudante serviu de cenário da Insurreição Comunista. Um grupo de militares natalenses, inspirados no movimento tenentista, aliado aos civis, iniciou uma revolta que deveria ganhar outros focos no país. 

Casa do Estudante tomada por militares
Imagem relacionada


O levante se opôs ao autoritarismo do governo de Getúlio Vargas. Os rebelados queriam derrubar o presidente e instituir um “governo popular revolucionário” no país. A “República Vermelha” terminou sendo derrubada pelos homens da Força de Segurança Nacional.  Durante quatro dias, a capital do Rio Grande do Norte teve um governo revolucionário liderado pelo comunista João Praxedes de Andrade. 


Casa do estudante metralhada, após o levante comunista


Nenhum comentário:

Postar um comentário